Chi Kung
Chi Kung Chi Kung Medicinal Exercícios Chi Kung DVD Encomendas Contactos Links

Chi Kung Medicinal

Durante milhares de anos, milhões de pessoas têm beneficiado da prática de Chi Kung e crêem que melhorar a função de Qi (qi = energia) preserva a saúde e cura doenças. Acredita-se que a prática regular de Chi Kung ajuda a purificar o organismo de toxinas, restabelece energia, reduz ansiedade e stress, e ajuda a manter um estilo de vida saudável e activo. O Chi Kung é reconhecido como uma das tradições de cura mais poderosas alguma vez desenvolvidas na história humana.

A maioria dos praticantes de medicina Ocidental, muitos praticantes da medicina tradicional Chinesa, bem como o governo Chinês, encaram o Chi Kung como um conjunto de exercícios respiratórios e de movimento, com benefícios para a saúde devido à redução do stress e prática de exercício.

O tratamento com Chi Kung Medicinal é uma técnica médica standard oficialmente reconhecida em hospitais Chineses desde 1989. Foi incluído no currículo das principais universidades da China. Após anos de debate, o governo Chinês decidiu oficializar o Chi Kung e regulamentá-lo em 1996, incluindo-o no Plano Nacional de Saúde.

O Dr. Yan Xin, médico praticante de medicina Ocidental e Chinesa, e fundador da Yan Chi Kung School, afirma que para que o Chi Kung seja aceite no mundo moderno deve passar no teste de ser sujeitado a estudos científicos. Sem estes estudos, o Dr. Yan crê que o Chi Kung será posto de parte como se tratasse de uma “superstição”. A meio da década de 1980, o Dr. Yan e outros médicos iniciaram um estudo sistemático do Chi Kung em algumas instituições de pesquisa na China e EUA. O Chi Kung demonstrou ser uma intervenção eficaz na prevenção de quedas no caso dos idosos, mantém a mobilidade nas articulações e melhora o equilíbrio.

O Chi Kung aqui apresentado desenvolveu-se ao longo de anos de colaboração entre os mais experientes fisioterapeutas e conceituados mestres de Chi Kung de todo o mundo. Trata-se de Chi Kung medicinal, que focaliza na forma ocidental de explicar e é reconhecido por ser o método mais poderoso e curativo.

Chi Kung Medicinal